One of the distinctive features of the digital medium is its capacity to establish relations between large quantities of data through filtering and processing according to different criteria. These constantly evolving, scalable relations affect both the production of meaning and a traditional understanding of aesthetics, which become subject to computational logic—the instructions given by algorithms—and a constant reconfiguration of contexts.
A Visualização de Dados é um desses processos: ao criar uma visualização, o designer define os filtros que serão aplicados aos dados, com o objetivo de provocar um efeito estético. O interessante é perceber que esse efeito é intencional, e, portanto, político: estabelece um recorte sempre parcial de uma potencialidade presente na massa de dados.
Vou “defender” essa conversa aí na minha banca, no próximo dia 02/03. Vocês estão convidados.
RIBEIRO, Daniel Melo. Visualização de dados na Internet. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Data: 02/03/2009 (segunda-feira)
Local: PUC-SP. Rua Caio Prado, 102. Consolação. Auditório do 1º andar.
Horário: 14:00