
Um dos mapas dos deslocamentos dos vendedores ambulantes na cidade de Belo Horizonte. Fonte: Atlas Ambulante.
RIBEIRO, D. M.. Cartografias afetivas: mapeamentos da experiência do corpo no espaço. In: Sônia Pessoa; Ângela Marques; Carlos Mendonça. (Org.). Afetos: teses e argumentos. 1ed.Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2021, v. 1, p. 83-104.
Neste estudo, analisamos alguns exemplos de projetos cartográficos que tratam das nossas relações afetivas com o espaço. Argumentamos que a linguagem dos mapas pode ser capaz de traduzir propriedades ligadas aos afetos, atuando como um signo mediador das nossas experiências estéticas e fenomenológicas com os lugares. Assim, nosso objetivo é promover uma interpretação semiótica das cartografias afetivas, tendo como objeto de estudos experimentos cartográficos alternativos que lidam com o mapeamento de índices ligados às memórias e emoções.
Este estudo é parte da publicação “Afetos: teses e argumentos“, organizada pelos amigos do PPGCOM/UFMG Sônia Pessoal, Ângela Marques e Carlos Mendonça. Agradeço aos organizadores pela oportunidade de contribuir com o livro. O livro está disponível para download gratuito pelo Selo do PPGCOM/UFMG.