Segue abaixo um breve resumo do projeto de extensão que acabamos de aprovar na UFMG. Trata-se de uma junção de temas que eu venho perseguindo há um tempo: aliar os estudos dos diagramas da semiótica com a infografia e o design de informação. Diante da crise do Coronavírus, fomos motivados a pensar em propostas de projeto de extensão, a fim de dar um retorno para a sociedade sobre o que temos feito na universidade. Uma das motivações foi justamente pensar em um conteúdo didático para orientar as pessoas a lerem e interpretarem infográficos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/H/oxxobLSK2qa6rnEoSRMA/delayepidemicpeak.jpg)
Gráfico do “achatamento da curva”
Como ler um infográfico? Estratégias de informação e desinformação sobre a pandemia de COVID-19
Este projeto de extensão trata da importância das estratégias de comunicação voltadas para a divulgação científica para o grande público. O objetivo é criar uma canal digital de orientação da população sobre como ler os infográficos sobre a pandemia de Coronavírus (COVID-19).
Pretendemos criar um canal digital de orientação da população voltado para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e questionamento dos infográficos que tratam das informações científicas referentes à divulgação da pandemia do COVID-19. Esse canal utilizará plataformas populares de criação de blogs e mídias sociais (como Facebook. Twitter e Instagram) para difusão do conteúdo.
Este projeto de extensão integra ações de pesquisa e ensino da graduação e da pós-graduação do Departamento de Comunicação Social, almejando criar condições para uma reflexão crítica sobre os processos de mediação de informações que ocorrem nos meios de comunicação nesse contexto.