Enchentes e queimadas

Crise climática e desinformação no Instagram: imagens de enchentes e queimadas no Brasil geradas por Inteligência Artificial

MELO RIBEIRO, Daniel; ALZAMORA, Geane; BARCELOS PEREIRA SALGADO, Tiago; MOURA PACHECO CORTEZ, Natália. Crise climática e desinformação no Instagram: imagens de enchentes e queimadas no Brasil geradas por Inteligência Artificial . Observatorio (OBS*), [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.15847/obsOBS19120252598. Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2598.

O artigo investiga como as imagens criadas por Inteligência Artificial (IA) no Instagram representaram as enchentes e as queimadas ocorridas no Brasil entre maio e agosto de 2024. O objetivo é verificar características estéticas, éticas e lógicas, por meio da análise de suas propriedades semióticas. A coleta das imagens mais recorrentes foi orientada pelas hashtags #sosrs, #sosriograndedosul, #riograndedosul e #queimadas. Com o apoio da ferramenta Google Lens, coletamos também outras imagens relacionadas ao corpus principal, a fim de identificar possíveis vínculos de aprendizado das IA, bem como outros modos de circulação. A análise atenta para os aspectos formais e icônicos, para os apelos morais, sugestões de conduta, e reforço de crenças, nos preceitos teórico-metodológicos do pragmatismo e da semiótica de Charles Peirce. Como resultados, apontamos que a desinformação se manifesta não somente como uma negação dos fatos, mas também como uma espécie de desvio ético da informação, levando ao embate político e à polarização.

Esta entrada foi publicada em artigo e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.