Confiram o artigo que publiquei na revista Semeiosis da USP. Esse artigo é um dos resultados da minha pesquisa sobre diagramas e semiótica, mais precisamente sobre a infografia no contexto da pandemia de covid-19. Apresentei esse estudo na 17ª Jornada do Centro Internacional de Estudos Peirceanos – CIEP a partir das reflexões que foram desenvolvidas no projeto de extensão “Como ler infográficos?”.
Agradeço à UFMG pelo apoio financeiro para a realização desse trabalho. Agradeço também os alunos e professores que participaram do projeto.
Aplicação da semiótica de Charles Peirce na análise de infográficos
RIBEIRO, Daniel Melo. Aplicação da semiótica de Charles Peirce na análise de infográficos. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, v. 10 n. 1, jun. 2022. Disponível em: <https://semeiosis.com.br/issues?issue=0G9BQi3T2Z1xUjorX6iq&article=oRCTsoZCY6wfRGqco349>. DOI: 10.53987/2178-5368-2022-06-05
Resumo
Este estudo debate a aplicação da semiótica na análise de infográficos, tendo em vista os resultados de um projeto de pesquisa e extensão do curso de Comunicação Social da UFMG sobre o uso da infografia no contexto da pandemia de covid-19. Destaca-se a relevância dos aspectos semióticos desse formato visual de representação de dados para o jornalismo, resgatando definições e modelos classificatórios. Em seguida, apresentamos uma proposta metodológica que utiliza a teoria do signos de Charles Peirce, mais precisamente as tricotomias ícone, índice e símbolo e a tríade dos interpretantes (emocional, energético e lógico). Ao aplicar a metodologia semiótica em um projeto de caráter educacional e científico, pretende-se reforçar a relevância do pensamento de Peirce nas iniciativas acadêmicas da área de Comunicação no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE:
infografia, semiótica, covid-19